4ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional

2015, o ano das Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional!

Este ano será realizada a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no período de 02 a 06 de novembro, em Brasília, que terá como lema: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: Por Direitos e Soberania Alimentar”. Este é um importante momento de reflexão e concertação política entre a sociedade civil e o governo, sobre os programas e ações implementados nos estados e no Distrito Federal, visando contribuir para o diálogo nacional sobre a efetivação do Sisan.

Como parte do processo preparatório da V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (V Cnsan), duas importantes etapas no Distrito Federal são realizadas no Distrito Federal:

• Pré-conferências  Distritais de Segurança Alimentar e Nutricional, e
  • 4ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional – 4ª Cdsan.

As Pré-conferências foram realizadas em escolas públicas das Regiões Administrativas do Gama, Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Paranoá e Brasília, no período de 23/05/15 a 04/07/15, totalizando 6 encontros territoriais abordando os seguintes temas:

• Alimentação Adequada e Saudável
  • Alimentação Escolar
  • Agricultura Familiar
  • Mulher no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional
  • Povos e Comunidades Tradicionais no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente

Objetivo: as Pré-conferências e a 4ª Cdsan tem como objetivo promover a reflexão e o debate, entre a sociedade civil e o governo, sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional implantados no Distrito Federal, bem como, sensibilizar novos parceiros para a importância da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.

Público: sociedade civil, governo e demais atores que queiram contribuir com esta importante agenda.

As contribuições oriundas dos debates das pré-conferências foram sistematizadas e irão subsidiar os trabalhos da 4ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (4ª Cdsan), a ser realizada no período de 20 a 22 de julho de 2015.

Os temas debatidos são de extrema relevância para a Política e para o Plano de Segurança e Alimentar e Nutricional do Distrito Federal, e as proposições oriundas a 4ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional serão levadas para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Antecedentes:

O Governo do Distrito Federal assinou o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), em novembro de 2011, durante a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Desde então, O GDF tem avançado na implementação deste sistema com vistas a garantia do direito humano à alimentação adequada de toda população, dando prioridade as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A estruturação do Sisan no DF compreende os seguintes componentes:

I.a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Cdsan), instância responsável pela indicação ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF), de diretrizes e prioridades da Política e do Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, que será convocada a cada quatro anos, pelo governador do Distrito Federal;

II.o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-DF), instância de articulação entre o governo e a sociedade civil para questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN);

III.a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF), instância responsável pela articulação e integração de ações e programas de governo para questões relacionadas a SAN, a partir das proposições emanadas do Consea-DF, de acordo com as deliberações que surgem das conferências distritais de SAN;

A consolidação desse sistema se dá por meio da implementação da Política que é conduzida pelos órgãos, entidades e instâncias integrantes do Sisan, no Distrito Federal, e implementada de acordo com as diretrizes, objetivos, metas e ações constantes no Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (Pdsan). O Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é resultado de uma pactuação intersetorial e participativa, e configura-se como principal instrumento de planejamento, gestão e execução da Psan-DF.

Progamação da 4ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar Nutricional

Documento Orientador

Apresentação de Nivelamento

Delegados:

O DF elegerá 33 delegados para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá no DF, em novembro de 2015. Destes, 22 serão representantes da sociedade civil local e 11 do GDF. Um dos critérios para ser delegado é ter participado de alguma das Pré-conferências e da Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.

Faça a sua inscrição aqui.

Informações adicionais:

Consea – DF: 3361-0717