Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Serviço Especializado Em Abordagem Social

Clique aqui e veja o folder explicativo sobre as Unidades de Acolhimento

 

É um serviço que atende pessoas em situação de rua nos espaços públicos, bem como realiza ações para combater o trabalho infantil e a exploração sexual.

 

Não se trata de um serviço de retirada de pessoas, mas de uma das portas de entrada da Política de Assistência Social, para quem vive e/ou sobrevive na rua, com ações de proteção social e defesa de direitos que visam à garantia da vida e a prevenção da reincidência de riscos. O trabalho é contínuo, com ênfase no processo educativo e preventivo, centrado na orientação, comunicação e redução de danos.

 

Atualmente 30 equipes de abordagem atuam em todo o território do Distrito Federal, 11 delas são referenciadas nos CREAS e 02 estão referenciadas aos Centros Pop. Destas, 22 equipes atuam de 08h às 18h durante a semana e 08 equipes atuam em regime de plantão, diariamente de 8h às 22 horas.

 

O serviço é executado por meio de uma parceria com o Instituto Ipês, Termo de Colaboração nº 04/2017.

 

A metodologia de trabalho adotada no DF foi a de Educação de Pares, pois, as equipes são compostas por pessoas com vivência e trajetória de rua, que saíram ou estão em processo de saída da rua. Constatou-se ao longo dos anos que, essa prática facilitou a interação, a mediação e o intercâmbio de conhecimentos, além de ser uma ação efetiva de inclusão das pessoas em situação de rua no trabalho produtivo.

 

Para informar sobre pessoas em situação de rua ou em trabalho infantil que necessitam de atendimento:

 

Gerência do Serviço Especializado em Abordagem Social: (61) 3348 3629

E-mail: geseas@sedestmidh.df.gov.br

Gerente: Juliana Marra

 

Central de atendimento do Instituto Ipês: (61) 3322 1441