Governo do Distrito Federal
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28/03/18 às 15h55 - Atualizado em 28/03/18 às 15h55

Carteira do Idoso

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Descrição

Este documento é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual mensal de até dois salários mínimos e que não tenham como comprovar renda. Com isso, o idoso terá garantido seu direito à gratuidade ou o desconto de 50% no sistema de transporte coletivo interestadual, em ônibus, trens e barcos, conforme estabelece a lei.

 

Usuárias/Requisitos

Idosas/os acima de 60 anos

Requisitos para obter o serviço: residir no Distrito Federal, renda individual mensal de até dois salários mínimos, que não tenham como comprovar renda e inscrição no Cadastro Único.

 

Documentos necessários

O mesmos documentos para o Cadastro Único:

Responsável Familiar – RF: (Cadastro da Pessoa Física – CPF e Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Carteira de Trabalho; Registro Geral – RG)

 

Outros Membros Maiores de 18 Anos: (Cadastro da Pessoa Física – CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento / Casamento; Registro Geral – RG)

 

Outros Membros Menores de 18 Anos: (Certidão de Nascimento; Registro Geral -RG; Cadastro da Pessoa Física- CPF; Comprovante de Matrícula Escola – quando estudar.)

 

Outros documentos:

 

  • Documentos que demonstrem o endereço e os rendimentos, como contas de água, luz ou telefone, carteira de trabalho ou
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF (responsável familiar) deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem.

 

  • Os documentos apresentados devem ser originais, uma vez que a unidade não retém cópia da documentação apresentada.

 

  • Caso haja na família pessoa com necessidade especial, é necessário apresentar laudo médico especificando o tipo de necessidade especial.

 

Obs.: a falta de documento não impede o atendimento.

Para a solicitação é necessário que a família seja referenciada na unidade que está sendo atendida.

 

Custos

Gratuito.

 

 

 

 

Etapas

1.Atendimento do idoso em uma unidade de assistência social da região de moradia da família (CRAS, CREASCentro POP). Neste atendimento, o servidor verifica do Cadastro Único e procede agendamento.

  1. As Unidades encaminham a solicitação para a Diretoria de Benefícios Socioassistenciais que procede com a impressão do documento. Após a assinatura as Unidades retiram a Carteira e procedem com a entrega.

 

Normas e regulamentos

 

 

Canais de atendimento

Para a solicitação da Carteira de Idoso, a pessoa deverá procurar a unidade de assistência social (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS ou Centro POP) mais próxima da sua residência.

 

Outras informações

 

Prazo para execução do serviço: após solicitação, o tempo médio de entrega da carteira do idoso é de até 90 dias, podendo ter alteração a depender da repercussão no Cadastro Único.