gototop
FacebookTwitter

Abordagem Social

O que é a Abordagem Social?

A Abordagem Social é uma ação do Serviço Especializado em Abordagem Social, e tem a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de drogas, dentre outras.

O Serviço Especializado em Abordagem Social - SEAS configura-se como um importante canal de identificação de situação de risco pessoal e social e é ofertado no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade, devendo garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e dos indivíduos atendidos, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos. 

O serviço deve atuar com a perspectiva de elaboração de novos projetos de vida. Para tanto, as equipes de abordagem social devem buscar a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas.

 

Quais são os objetivos da Abordagem Social?

-     Identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedência, projetos de vida e relações estabelecidas com as instituições;

-     Construir o processo de saídas das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais;

-     Promover ações para a reinserção familiar e comunitária;

-     Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.

 

Quem pode ser atendido pela Abordagem Social?

Podem ser atendidas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

Como ser atendido pela Abordagem Social?

No Distrito Federal, o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado por meio de termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil - OSC. Contudo, em virtude de uma Decisão da 6ª Vara de Fazenda Pública do DF o processo de seleção da OSC para execução do Serviço foi intempestivamente suspenso, implicando na interrupção da oferta do Serviço.

 

 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Assistência Social Abordagem Social