gototop
FacebookTwitter

CRAS

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social, que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.  

No CRAS toda a população em situação de vulnerabilidade e risco social recebe atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de forma gratuita, por meio do qual pode também acessar outros serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais.

 

Quais são os objetivos do trabalho realizado no CRAS?

O fortalecimento da função protetiva da família; 

A prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; 

A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; 

A promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;

O apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

 

Quem pode ser atendido no CRAS?

Famílias ou indivíduos que passam por situação de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e dificuldades de acesso aos serviços públicos.

O CRAS reconhece a família como espaço privilegiado de proteção e desenvolvimento das pessoas, assim, trabalha o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

 

Como ser atendido no CRAS?

Procure o CRAS mais próximo da sua residência.

Para saber os endereços de todos os CRAS do Distrito Federal clique aqui

 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Assistência Social CRAS