gototop
Segunda, 29 Outubro 2012

Ações de Educação Alimentar e Nutricional

O comportamento alimentar da população pode ser influenciado tanto pelas escolhas pessoais, como por aspectos sociais, culturais e comportamentais, mas também está fortemente interligado a fenômenos sociais, entre eles a pobreza e a exclusão social, além da qualidade e do acesso à informação.

À medida que ações de transferência de renda, promoção da independência financeira e auto sustentabilidade de famílias e indivíduos são implementadas no DF, as ações educativas devem ser intensificadas para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, reduzindo gradativamente a Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) entre a população.

Cabe ao Estado, portanto, promover, prover e proteger a saúde dos indivíduos, fazendo-se necessária a integração das práticas de Educação Alimentar e Nutricional com os programas de acesso ao alimento no DF, fundamentadas nos princípios da educação e dos saberes populares contemplando, dessa forma, o desenvolvimento de habilidades pessoais e autonomia para escolhas alimentares de famílias e pessoas.

SUA RECEITA NO RESTAURANTE COMUNITÁRIO

O “Sua Receita no Restaurante Comunitário” é um Projeto pedagógico que funciona nos 13 RCs do DF. O objetivo é estreitar a relação com a comunidade por meio da sugestão de receitas que farão parte do cardápio do restaurante.

Com a participação do usuário é possível estabelecer também a troca de informações entre o saber técnico e o saber popular. Essas receitas devem ser coloridas, nutritivas, saborosas e de baixo custo.

São selecionadas duas receitas por mês e no dia em que a receita é servida são disponibilizadas informações sobre valores nutricionais e curiosidades a respeito daquela receita ou ingredientes dela, nos murais dos restaurantes.

Como participar - Link com o cartaz do “Sua Receita no Restaurante Comunitário”

Política Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional e suas interfaces

Promover a Segurança Alimentar e Nutricional através da Política Distrital de SAN é um compromisso do Governo do Distrito Federal que vem sendo cumprido por meio de estratégias, programas e políticas públicas intersetoriais, cada uma fornecendo sua contribuição para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada no DF.

A Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do DF tem interface obrigatória com ações da própria SEDHS, como as de Assistência Social e Transferência de Renda, além de outras áreas de atuação das Políticas Públicas como Saúde, Educação, Agricultura, Direitos Humanos e Meio Ambiente, entre outras.

Essas e outras áreas de Governo envolvidas na Política de SAN do DF têm a Caisan – DF como espaço privilegiado de discussão e pactuação de ações, e é necessário que tal espaço seja fortalecido, com a finalidade de integrar ações e Sistemas de Políticas Públicas em torno da temática, exercendo, de fato, a intersetorialidade.

Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi instituído por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN, Lei 11.346/2006, e trata-se de um sistema que tem como objetivo promover o DHAA em âmbito nacional. O Sisan possibilita a gestão intersetorial e participativa e promove a articulação entre os entes federados para a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional, visando à complementariedade e potencialização das ações de cada setor.

Integram o Sistema diversos órgãos e entidades afeitos à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios. Diferentemente dos grandes sistemas setoriais de políticas públicas, o Sisan tem composição eminentemente intersetorial, entendendo-se que a SAN só pode ser efetivada com ações complementares que abranjam desde a produção, passando pelo abastecimento e distribuição até o momento do consumo.

O Sisan vem se efetivando nas instâncias estaduais e municipais por meio da implementação das Câmaras Intersetoriais de SAN e Conselhos de controle social, que dão organicidade ao Sistema, reforçando-se também pelo compromisso que os entes federados vêm assumindo junto ao Governo Federal de elaborar e implementar seus respectivos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional.

Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional

Em novembro de 2011, por ocasião da IV Conferência Nacional de SAN, realizada em Salvador – Bahia, o GDF formalizou sua adesão como Unidade Federativa ao Sistema Nacional de SAN – SISAN, ocasião em que assumiu o compromisso, por meio da conformação das duas instâncias CAISAN-DF e CONSEA-DF, de elaborar e publicar o Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Plano está em elaboração pela CAISAN – DF, e há previsão de que seja finalizado no primeiro semestre de 2013, envolvendo grande esforço intersetorial e procurando elencar pactuações necessárias para a efetivação da SAN e garantia do DHAA no Distrito Federal. O DF teve uma proposta de convênio com o Governo Federal aprovada e está detalhando o plano de trabalho com a finalidade de receber recursos financeiros federais para apoiar a elaboração do Plano.

Documentos Legislação Distrital na área de SAN

• Lei nº 4085/2008 alterada pela Lei nº 4725/2011

• Lei nº 4725, de 07 de fevereiro de 2012 e Decreto nº 33.642, de 02 de maio de 2012 - PAPA-DF

Legislação Federal na área de SAN