Governo do Distrito Federal
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9/11/17 às 12h26 - Atualizado em 27/03/18 às 23h50

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI

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Descrição

 

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI é oferecido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com o objetivo de auxiliar as pessoas na superação das violências sofridas ou diminuir os danos causados por elas, bem como orientar e encaminhar para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes DF.

 

Usuárias/Requisitos

 

Famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como:

  • Violência física, psicológica e negligência;
  • Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
  • Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção;
  • Situação de rua;
  • Abandono;
  • Vivência de trabalho infantil;
  • Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
  • Situações de trabalho infantil em decorrência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

 

Documentos necessários

 

  • Documento de identificação civil com foto ou Boletim de Ocorrência relativo à perda ou roubo de documentação pessoal;
  • Comprovante de residência, que pode ser de próprio punho.

 

Observação: A falta de documentos não impedirá o atendimento e não há necessidade de autenticá-los.

 

Custos

Gratuito

 

 

Etapas

 

1. Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas pessoas ou famílias.

2. Atendimento com especialista, particularizado e, ou em grupo: escuta das demandas das pessoas e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários.

3. Acompanhamento da pessoa ou família: conjunto de ações desenvolvidas de forma continuada, definidas em um Plano de Acompanhamento Individual/Familiar, a fim de superar gradativamente as vulnerabilidades vivenciadas em decorrência da violação de direitos.

4.Encaminhamentos: orientações, informações e encaminhamentos para outros serviços da assistência social e, ou outras políticas públicas.

 

Canais de atendimento

 

Os atendimentos são realizados presencialmente nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

 

 

CREAS /ABRANGÊNCIA ENDEREÇO/ E-MAIL FONE  

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

BRASÍLIA

(Cruzeiro Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal, Brasília, Varjão, São Sebastião).

SGAS 614/615 Lote 104

(L2 Sul)

creasbsb@sedestmidh.df.gov.br

3346-9332

3346-1747

3245-2430

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
SODRADINHO

(Sobradinho, Sobradinho II, Paranoá, Itapoã e as áreas da Fercal, DNOC´S).

QD 06 A.E. Nº. 03 Sobradinho

creassob@sedestmidh.df.gov.br

3387-2241 Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
TAGUATINGA

(Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo II e Vicente Pires).

A.E. Nº. 09 –Setor “D” Sul – Taguatinga Sul

creastag@sedestmidh.df.gov.br

 

3352-9635

3563 3842

3563-3155

3352-3380

 

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.

 

CREAS /ABRANGÊNCIA ENDEREÇO/ E-MAIL TELEFONE  

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

PLANALTINA

(Planaltina, Mestre D`armas, Arapoanga, Vila Roriz, Nossa Senhora de Fátima, Vale do Amanhecer, Buriti I, II, III e IV, Vila Pacheco e Instância)

E. – H – LOTE 06 – Setor Central.

creaspla@sedestmidh.df.gov.br

 

3389-8996

3389-8996

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
GAMA

(Gama, Santa Maria).

A.E. 11/13 Setor Central

creasgama@sedestmidh.df.gov.br

3556-3973

3556-1986

3384-2395

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
CEILÂNDIA

(Ceilândia)

QNM 16 A.E. Módulo A.- Ceilândia Norte

creascei@sedestmidh.df.gov.br

 

3371-0376

3373-2260

3373-4539

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
BRAZLÂNDIA

(Brazlândia)

A/E Nº. 01 Lotes K/L

creasbrz@sedestmidh.df.gov.br

3479 2059

3479-4679

 

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
ESTRUTURAL

(Vila Estrutural e SCIA)

 

 

Área Especial 09-Setor central             Estrutural

creasest@sedestmidh.df.gov.br

 

3363 0064

3363 0049

3465-6295

3464-6194

Segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
CREAS /ABRANGÊNCIA ENDEREÇO/ E-MAIL FONE  

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

SAMAMBAIA

(Samambaia e Recanto das Emas)

QN 419 A.E. 01 Samambaia Norte

creassamambaia@sedestmidh.df.gov.br

 

 

 

Segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
NÚCLEO BANDEIRANTE

(Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará, Candangolândia e Riacho Fundo I)

Avenida Central A/E Lote E, Núcleo Bandeirante.

creasnb@sedestmidh.df.gov.br

 

_ Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
CREAS DIVERSIDADE

(Todo o Distrito Federal)

SGAS 614/615 Lote 104 (L2 Sul)

centrodadiversidade@sedestmidh.df.gov.br

3224-4898

 

 

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.

 

 

Outras informações

 

  • Prioridade de Atendimento: considerando que todas as situações de violações de direitos requerem atenção e proteção às vítimas, as equipes de especialistas das unidades estudam os casos e priorizam conforme gravidade das violações.
  • Prazo para execução do serviço: Variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.

 

Normas e regulamentos

 

  • Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993: Lei Orgânica da Assistência Social.
  • Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011: Altera a Lei nº 8.742/93.
  • Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012: Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – Nob/Suas.
  • Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006: Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – Nob-RH/Suas.
  • Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
  • Cadernos de Orientações Técnicas do Creas e do Paefi, do Ministério do Desenvolvimento Social.