Governo do Distrito Federal
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9/11/17 às 12h26 - Atualizado em 26/03/18 às 16h08

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

Descrição

 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, é oferecido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com o objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

 

Usuárias/Requisitos

 

Toda família ou pessoa que passa por situações de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e, ou dificuldades no acesso às demais políticas e serviços públicos.

 

Documentos necessários 

 

  • Documento de identificação civil com foto;
  • Comprovante de residência, que pode ser declaração de próprio punho.

 

Observação: A falta de documentos não impedirá o atendimento.

 

Custos

 

Gratuito

 

Etapas

 

1. Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelos indivíduos ou famílias.

2. Atendimento com especialista, particularizado e, ou em grupo: escuta das demandas dos indivíduos e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários.

3. Acompanhamento da pessoa ou família: é o conjunto de ações desenvolvidas de forma continuada, definidas em um Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar, a fim de superar gradativamente as vulnerabilidades vivenciadas.

4. Encaminhamentos: orientações, informações e encaminhamentos para outros serviços da assistência social e/ou outras políticas públicas.

 

Canais de atendimento

 

Os atendimentos são realizados presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS

 

Clique aqui e acesse os endereços das unidades

 

 

Outras informações

 

Formas de acesso:

 

  • Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS próximo de sua residência.
  • A rede socioassistencial e demais políticas públicas podem encaminhar as pessoas e famílias e o indivíduo em situação de vulnerabilidade para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
  • Prazo para execução do serviço: variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.

 

Normas e regulamentos

 

  • Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993: Lei Orgânica da Assistência Social.
  • Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011: Altera a Lei nº 8.742/93.
  • Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012: Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS.
  • Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006: Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – Nob-RH/Suas.
  • Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
  • Cadernos de Orientações Técnicas do CRAS e do PAIF, do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

 

 

 

Tabela de Localizadores – (Google MAPS) dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS

 

BRASÍLIA https://goo.gl/GBCJV1 PLANALTINA ARAPOANGA https://goo.gl/D84fj7
BRAZLÂNDIA https://goo.gl/W71f2f RECANTO DAS EMAS https://goo.gl/T4gByP
CANDANGOLÂNDIA https://goo.gl/nmbuje RIACHO FUNDO I  https://goo.gl/nQyC1s
CEILÂNDIA NORTE https://goo.gl/Xa6G6U RIACHO FUNDO II https://goo.gl/x9wAeM
CEILÂNDIA P SUL https://goo.gl/9kUM6B SAMAMBAIA EXPANSÃO https://goo.gl/MY4rKr
CEILÂNDIA SUL  https://goo.gl/C78Rxb SAMAMBAIA SUL https://goo.gl/2zMDnN
ESTRUTURAL https://goo.gl/NQBxKY SANTA MARIA https://goo.gl/U4psQg
FERCAL https://goo.gl/PsW9Gb SÃO SEBASTIÃO https://goo.gl/LqJ4Pg
GAMA https://goo.gl/62TBDS SOBRADINHO https://goo.gl/fcjSzp
GUARÁ https://goo.gl/XpPg4K SOBRADINHO II  https://goo.gl/TRbH7F
ITAPOÃ https://goo.gl/hfsJ5s TAGUATINGA https://goo.gl/QgaM1i
NÚCLEO BANDEIRANTE https://goo.gl/UiEZKC TAGUATINGA AREAL

 

https://goo.gl/wLekcL
PARANOÁ https://goo.gl/U4aJ4Z VARJÃO https://goo.gl/eRV3QY
PLANALTINA https://goo.gl/c243bu