Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/17 às 12h27 - Atualizado em 17/11/17 às 11h05

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Descrição

 

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é oferecido no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, por meio de atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

Esse Serviço também oferta acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação, além de repassar informações relacionadas a direitos e acesso a benefícios.

 

Usuárias/Requisitos

 

Pessoas jovens, adultas, idosas e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Crianças e adolescentes em situação de rua podem ser atendidos no Centro Pop somente quando estiverem acompanhados de familiares ou responsáveis.

 

Documentos necessários

 

Registro Geral – RG e Cadastro da Pessoa Física – CPF

Observação: a ausência de documentação não impede o atendimento.

 

Custos

Gratuito.

 

Etapas

 

1. Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas pessoas ou famílias.

2. Atendimento com especialista, particularizado e, ou em grupo: escuta das demandas das pessoas e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários.

3.  Acompanhamento da pessoa ou família: conjunto de ações desenvolvidas de forma continuada, definidas em um Plano de Acompanhamento Individual/Familiar, a fim de superar gradativamente as vulnerabilidades vivenciadas em decorrência da violação de direito

4. Encaminhamentos: orientações, informações e encaminhamentos para outros serviços da assistência social e, ou outras políticas públicas.

 

 

Observação: As pessoas não passam necessariamente por todas as etapas, pois podem ter a demanda de utilizar apenas alguns dos seus serviços.

Exemplo: Apenas acompanhamento técnico para acesso a serviços e benefício; apenas banho e lavagem de roupas; apenas alimentação, entre outros.

 

 

Canais de atendimento

 

Os atendimentos são realizados presencialmente nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop.

 

Centro Pop ENDEREÇO/ E-MAIL FONE  

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Centro Pop Taguatinga

 

QNF 24 A/E nº 02 Mód. A – Taguatinga Norte.

centropoptaguatinga@sedestmidh.df.gov.br

3563 -1046

3352 – 5098

3225 – 7889

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.
Centro Pop Brasília SGAS 903, Conjunto “C”

centropopbsb@sedestmidh.df.gov.br

3226 – 3393

3223 – 5286

3225-7889

Segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas.

 

Outras informações

 

Prioridade de Atendimento: não há prioridade.

Prazo para execução do serviço: variável, conforme demanda do usuário e vinculação da pessoa /família com o serviço.

 

 

Normas e regulamentos

 

 

  • Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993: Lei Orgânica da Assistência Social.
  • Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011: Altera a Lei nº 8.742/93.
  • Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012: Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – Nob/Suas.
  • Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006: Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – Nob-RH/Suas.
  • Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
  • Cadernos de Orientações Técnicas do Centro Pop e do Serviço Especializado para População em Situação de Rua, do Ministério do Desenvolvimento Social.