gototop

Secretarias Adjuntas

Secretaria Adjunta do Trabalho

A Secretaria do Trabalho possui atuação e competência nas seguintes áreas: Sistema público de emprego; qualificação social e profissional, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, para os beneficiários dos programas sociais e grupos sociais vulneráveis; financiamento para pequenos empreendimentos urbanos e rurais; apoio a iniciativas de micro e pequenos empreendedores individuais ou organizados, em associações e cooperativas; ações para os setores da economia solidária, com vistas à geração de trabalho e renda; acompanhamento sistemático do mercado de trabalho no Distrito Federal, além da busca as condições de trabalho decente para a população.

A Secretaria está subdividida em Subsecretaria de Microcrédito e Empreendedorismo; Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e Empregador; Subsecretaria de Integração das Ações Sociais (Fábrica Social) e Unidade do Observatório do Trabalho.

Ao Observatório do Trabalho, compete: I - acompanhar, conhecer, analisar, interpretar e disponibilizar os dados e informações das principais pesquisas socioeconômicas do Brasil, que integre o mundo do trabalho nos seus levantamentos: PED, PNAD, IBGE, CAGED e outras; II - gerar relatórios mensais contendo o resultado das análises e estudos estabelecidos no período; III - promover e realizar seminários especializados e destinados aos diferentes setores da Secretaria de Trabalho, de promoção e execução de políticas públicas de trabalho, emprego e renda; IV - construir gráficos e mapas do mundo do trabalho do Distrito Federal e do cenário brasileiro;V - propor convênios e parcerias com instituições de pesquisa, públicas e privadas, que investiguem o mundo do trabalho; VI - fazer prognósticos e prospectar cenários e tendências do mercado de trabalho no Distrito Federal; VII - monitorar as publicações do mundo do trabalho de cunho científico ou da imprensa de modo geral; e VIII - executar outras atividades que lhe forem atribuídas na sua área de atuação.

Secretário Adjunto do Trabalho

Thiago Jarjour  

É Secretário Adjunto do Trabalho, da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal. 

Foi Secretário de Estado do Trabalho e do Empreendedorismo.  

Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL-Jovem. É formado em Marketing pelo UniCEUB, músico e empreendedor. Defende uma gestão mais eficiente, melhor uso do dinheiro público e menos burocracia na máquina governamental. 

Apoia as políticas de fomento ao empreendedorismo, acreditando que o desenvolvimento do país está diretamente ligado a este setor econômico.

Contato:

Tel: (61) 3255-3706   

Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 06. Lote: 10. Edifício Guanabara, 6º Andar.

Brasília – DF.

CEP: 70306905

Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social 

A Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social é responsável pela execução das políticas de Assistência Social, Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, da gestão do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do DF.

Tem como objetivo primordial, garantir e efetivar o direito à proteção social para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da oferta de serviços e benefícios que contribuam para o enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais, através do desenvolvimento de potencialidades, da autonomia, o empoderamento das famílias e a ampliação de sua capacidade protetiva. 

A Secretaria é responsável por 27 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, 17 COSES – Centro de Convivência,  9 CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, 13 restaurantes comunitários, dois Centros POP – Centros de Referência para a População em Situação de Rua, Centros de Referência de Diversidade, uma Central de Vagas de Acolhimento e Atendimento Emergencial, três unidades de acolhimento para adultos e famílias (UNAF), crianças e adolescentes (UNAC), mulheres (UNAM) e idosos (UNAI), pelos Programas Bolsa Família e DF Sem Miséria, 47 convênios com 38 instituições e uma série de serviços no DF.

Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social  

Marlene Azevedo 

Assistente Social formada pela Universidade de Brasília, é servidora aposentada do GDF, no qual trabalhou na assistência social. Foi assessora Nacional de Assistência Social no Ministério do Desenvolvimento Social e vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social. A partir de hoje assume o cargo de Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social da Secretaria do Trabalho, do Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos. Marlene sempre atuou em defesa de políticas públicas de estado garantidoras de direitos sociais. 

Contato:

Tel: (61) 3348.3516

Endereço: SEPN 515. Bloco A. Edifício Banco do Brasil, 4º andar.

Brasília – DF.

CEP.: 70.770-501

Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

A Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos elabora e promove políticas voltadas para segmentos historicamente invisibilizados nas políticas públicas - mulheres, populações negra, indígena, cigana e minorias étnicas; pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas em situação de rua e pessoas LGBTs, visando uma Brasília que saiba conviver, respeitar e incluir.

É responsável pela Casa da Mulher Brasileira, Centros Especializados de Atendimento à Mulher – CEAM, Núcleos de atendimento à família e aos autores de violência doméstica – NAFVD, Casa Abrigo e Unidades móveis de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica no campo e no cerrado; pelo Disque 156 opção 6 sobre violência contra as mulheres, Disque 156 opção 7 para denunciar injúrias raciais e racismo e Disque 156 opção 8 para proteção de pessoas idosas; pelo Centro de Intérpretes de Libras – CIL (para pessoas com deficiência auditiva); por laudo médico para pessoas com deficiência inscritas na política habitacional no GDF, e pela articulação para inclusão no mundo do trabalho para pessoas com deficiência e por atendimento gratuito pela Organização dos Advogados do Brasil – OAB.

Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Márcia de Alencar

Psicóloga, bacharel em Direito, mestre em Sociologia, e com formação em Gestão Pública, foi consultora do Ministério da Justiça em Alternativas Penais e das Nações Unidas em Prevenção e Justiça Criminal em Moçambique. Integrou a coordenação executiva da Conferência Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Comitê Executivo do Pacto pela Vida de Pernambuco e atuou no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Foi ainda secretária executiva de Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes. Integrou o núcleo de combate à violência de gênero do Ministério da Justiça e foi a primeira mulher a ocupar a Secretaria de Segurança e Paz Social do Distrito Federal.  

Contato: 

Tel: (61) 3403 4901 

Endereço: Praça do Buriti

Edifício Anexo do Palácio do Buriti – 8º andar

Sala 800

CEP.: 70.075.900

banner pronatec

bolsa universitaria

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início A Secretaria Secretarias Adjuntas